sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Focaccia


Com uma enorme saudade da Itália e com vontade de usar um pouco do alecrim que tenho plantado aqui em casa ao ver esta receita no programa da Rita Lobo e resolvi me arriscar com uma receita genuinamente italiana. A principio achei que não teria muito exito, afinal fazer um pão requer mais etapas do que qualquer coisa que já havia preparado. Fiquei feliz por ela ter ficado tão deliciosa e me espantei por não ter sido tão complicada de preparar.
A unica alteração que fiz foi ao invés de usar a farinha metade normal e metade integral, eu usei ela toda normal.

Focaccia
do incrível programa Cozinha Prática

Para o fermento
-1 xícara de farinha de trigo
-1 ½ xícara de água morna
-1 tablete de fermento biológico (15g)
-1 colher de sopa de mel
-2 colheres de sopa de azeite
-2 colheres de sopa de sal
-1 ¼ de xícara de farinha de trigo
-1 ¼ de xícara de farinha de trigo integral
-1 ramo de alecrim
-sal grosso a gosto

Para preparar o fermento dissolver o tablete de fermento biológico com uma colher de mel. Assim que a pastinha estiver bem liso, juntar metade da água e 1 xícara de farinha de trigo. Apos a mistura estiver bem incorporada acrescentar o resto da água e uma colher de azeite. Deixar a massa descansar por 30 minutos tampada com um prato.

Limpar a bancada e enfarinhar bem. Em uma tigela grande misturar as farinhas e por sal a gosto. Juntar a massa de fermento preparada antes até obter uma massa homogenia. Assim que a massa estiver bem misturara por ela na bancada e sovar por uns 10 minutos. O ponto da massa será quando ela não estiver mais grudando na mão. Se for necessário por mais farinha na bancada.
Untar uma tigela com azeite e transferir a massa para ela e cobrir com um pano de prato úmido.
Deixar a massa descansando por 1 hora.

Pré aquecer o forno a 180ºC. Em uma assadeira antiaderente jogar um pouco de azeite untando-a. Passar azeite nos ramos de alecrim para que eles não queimem no forno.
Transferir a massa com muita delicadeza para a forma para que não perca o ar que ela adquiriu no processo de crescimento.
Passar um pouco de azeite nas pontas dos dedos e fazer pequenos furos na massa abrindo ela pela assadeira. Jogar sal grosso a gosto e espalhar as folhinhas de alecrim na massa.
Assar por 30 minutos ou até a massa estar dourada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário