terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sob o sol da Toscana


Não foi difícil sentir o doce aroma de um tomate recém cortado e temperado apenas com azeite ao ler “Sob o sol da Toscana”.
O livro conseguiu me transportar para o verão italiano de uma forma que muitas vezes esquecia que estava deitada em minha cama saboreando as palavras e não deitada em uma sombra de uma árvore ouvindo os sons dos pássaros cantando e do vento.
Para quem acha que o livro se parece com o filme de mesmo nome já aviso que as semelhanças são poucas, dentre elas a Toscana, uma velha casa a ser reformada, os trabalhadores poloneses e as paisagens inigualáveis. Admito que estranhei a enorme diferença da historia já que o livro deu origem ao filme, mas ele foi me conquistando de tal forma que se tornou um dos meus livros favoritos.
A historia como todos sabemos se passa na Itália, e a narrativa tem seu começo quando a autora Frances Mayes e seu marido Ed compram uma casa em Cortona na Toscana e com a casa vem dores de cabeça intermináveis e muitas alegrias. Ela nos descreve todo o seu processo dês da aquisição de Bramasole até a ultima grande reforma da casa, todo esse processo no livro durou 3 anos, e ao terminarmos ainda sabemos que ela vai fazer algumas outras modificações na casa em seu próximo verão.
Sua descrição dos sabores e cheiros da Itália dão água na boca e me fazia sentir o gosto da uva ou do pêssego branco que era comum após as refeições no verão. E admito me deu uma vontade de comprar uma casa na Itália e passar o verão cozinhando como Frances, principalmente nos dois capítulos onde ela coloca algumas receitas citadas na história.
Posso dizer que amei a narrativa e a escrita da autora, mas para quem não gosta de reformas acredito que o livro possa se tornar um pouco enfadonho já que boa parte dele Frances descreve com certa minucia seu desespero com o dolce far niente que teve que enfrentar de empreiteiros e trabalhadores.
Para quem quer uma leitura leve na qual nos sentimos parte das conquistas feitas com os projetos de Bramasole, e pinceladas de cultura local italiana, onde a culinária é tão forte quanto o sol do verão o livro sem duvida é uma excelente pedida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário